6 filmes para assistir antes da volta às aulas

Watching home tv

Férias acabando?

Nós sabemos que com o fim das férias vem aquele sentimento de “quero mais”; “não acaba não”; “pelo amor de Deus me dá mais uns dias”. Pois se acalmem! Podemos deixar esse finzinho de recesso e início de volta às aulas, mesmo dentro de casa, um pouco mais divertido e ainda te deixar muuuito mais preparado para os conteúdos que estão por vir!

Pensando com muito carinho e pra que vocês tenham um volta às aulas super relaxados, fizemos uma listinha de 6 filmes maravilhosos, divertidos e informativos para que possam voltar com muito assunto pra “trocar ideia” e poder participar ainda mais de projetos do colégio!

1. O Jogo da Imitação. (2014, Drama/Guerra).

O ator Benedict Cumberbatch está enquadrado em uma foto 3x4, com expressão séria, olhando para a câmera. Aparece apenas um pedaço da gravata, camisa e terno, todos de tom escuro. O fundo da foto também é escuro e a iluminação pega mais no lado esquerdo, fazendo sombra no lado direito.
Fonte: Filmow

Em 1939, no início da 2ª Guerra Mundial quando as batalhas eram constantemente vencidas pelo eixo nazista, Alan Turing (Benedict Cumberbatch) é convocado pelo famoso MI6 para desvendar os códigos nazistas, incluindo a “Enigma”. O filme narra o matemático enfrentando o preconceito dos seus colegas e as incertezas dos seus supervisores em sua capacidade. O enredo mostra a importância das ciências exatas para garantir a vitória das tropas aliadas, além de propor um debate sobre o quanto a discriminação foi fatal na Grã Bretanha.

2. O Mestre dos Mares. (2003, Aventura).

A capa ilustrativa do filme compõe o rosto do ator Russel Crowe na parte superior e uma embarcação em alto mar, na parte inferior.
Fonte: Adoro Cinema

O Capitão Jack Aubrey (Russell Crowe) é convocado pela coroa britânica a perseguir e destruir uma embarcação francesa que está em direção à América do Sul. A película se passa em 1905, quando a Inglaterra estava em guerra contra Napoleão. Além de abordar a fantástica frota náutica inglesa, o filme também faz uma alusão aos estudos naturalistas e biológicos que muitos cientistas estavam se dedicando no século XIX na representação Dr. Stephen Maturin (Paul Bettany).

3. Sherlock Holmes. (2009, Ação).

Foto até a cintura do ator Robert Downey Jr., usando um casaco longo preto e uma blusa listrada por baixo, em um tom cinza escuro. Ao fundo, um brilho distorcido, com algumas fumaças e pontas de construções aparecendo.
Fonte: Adoro Cinema

Aqui nós trazemos um blockbuster repleto de ação e filmagens eletrizantes para justificar que dá sim pra trazer conteúdo histórico em filmes assim! Aqui, Robert Downey (sim o Homem de Ferro) dá vida ao famoso detetive do título, enquanto seu amigo Dr. Watson é vivido por Jude Law. Os companheiros são forçados a desvendar uma série de incidentes e assassinatos que parecem estar ligados a uma figura que desafia a ciência utilizando magia negra, Lord Blackwood (Mark Strong). Além da diversão garantida, dá pra ver a ambientação da Londres Vitoriana, assim como as engenhosidades mecânicas que a Revolução Industrial estava deixando de legado.

PS. O segundo filme, Sherlock Holmes – O Jogo das Sombras (2011), pode ser muito interessante pra quem quer entender melhor o clima hostil que existia na Europa antes da 1ª Guerra Mundial.

4. Em Busca de Corais. (2017, Documentário).

Fundo do mar, de baixo para cima, bem próximo a corais e uma tartaruga nadando para a superfície. Abaixo, escrito o nome do documentário em letras garrafais brancas.
Fonte: Filmow

Um grupo de cientistas e fotógrafos da vida marinha, literalmente fazem um mergulho em busca dos maiores recifes de corais do mundo, incluindo a Grande Barreira de Corais Australiana. A busca não está em encontrar os corais, mas na ideia de alertar para protegê-los. O filme expõe o desaparecimento paulatino de recifes que estão embranquecendo e morrendo por conta do aumento da temperatura dos oceanos.
Tanto nas aulas de biologia quanto de geografia, vocês estudaram e/ou vão estudar meio ambiente e tipos de poluição. Nesse documentário vocês ganharão bagagem para serem bem participavas (os) nessas aulas.

5. Oceanos de Plástico. (2016, Documentário).

Dentro do oceano, próximo a superfície, com baleia nadando para baixo e em sua direção, um plástico. No canto inferior a direita, consta o nome do documentário e outras informações como direção, edição, entre outras.
Fonte: Filmow

Os nossos oceanos estão repletos de plásticos. Não somente as praias e baías mais movimentadas do planeta, mas os oceanos e mares também. O que esse documentarista e sua equipe querem é mostrar que mais uma vez estamos sendo responsáveis diretos pela destruição de todo um ecossistema e criaturas maravilhosas que vivem nele. 

6. A Vida Secreta de Walter Mitty. (2013, Comédia/Aventura).

Ao fundo, uma imagem do céu ao entardecer e mais abaixo, fazendo parte do céu, uma metrópole. A maior parte desse fundo é o céu e no meio, o ator Ben Stiller flutua, como se estivesse caminhando normalmente. Veste uma roupa social, como terno, camisa, gravata, calça escura, sapato e uma maleta cinza.
Fonte: Adoro Cinema

Walter Mitty (Ben Stiller) trabalha para uma revista num trabalho monótono, que reflete em uma vida social tão tediosa quanto. Como escape, Mitty tem devaneios aventurescos que o fazem se distrair facilmente. Quando percebe a chance de se aventurar verdadeiramente, ele tem que decidir se está pronto para sair da zona de conforto.
Pode não ser um filme óbvio para a volta às aulas, mas além do conhecimento geográfico ele também pode te inspirar a buscar suas próprias aventuras e viagens.

Vou até assistir de novo alguns, hein? Bora?

Esses filmes são, em alguns casos óbvios, muito instrutivos sobre períodos históricos, personalidades, métodos de estudo e conhecimento. E, em outros casos, as histórias são mais divertidas e relaxantes, com um toque somente de informações relevantes. Afinal de contas, todos precisamos voltar relaxados às aulas!

Aproveita e clica aqui para ver outros conteúdos do nosso blog!

Até a próxima!!

Autor: Caio Terciotti

Compartilhe Nas Redes Sociais

Últimas Publicações

Inscreva-se em nossa newsletter para receber novidades do Cintter!

VEJA TAMBÉM