VESTIBULINHO: O que é, como funciona e para que serve?

Teen student studying in classroom

Ensino médio e técnico GRATUITO e de QUALIDADE

É bem provável que você já tenha ouvido falar em vestibular e o fato de ser um processo seletivo aplicadoatravés de uma prova para as pessoas que concluíram o ensino médio, ingressarem em faculdades e universidades.

O conceito do vestibulinho não é muito diferente do que entendemos como vestibular, exceto por alguns pontos determinantes.

Vestibulinho é um processo seletivo para entrar em instituições de ensino médio e/ou técnico, sejam elas de caráter público ou privado.

Na maioria dos casos, o vestibulinho é aplicado através de provas com a finalidade de avaliar o conhecimento dos candidatos em relação à algumas áreas acadêmicas como: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História e Ciências o qual envolvem Biologia, Química e Física. Dependendo do processo seletivo optado, há a avaliação do Inglês e Redação.

Em outros processos, o colégio pode requisitar o histórico escolar do candidato, tendo foco algumas disciplinas como por exemplo, Língua Portuguesa e Matemática. Devido a essa variação é sempre recomendável informar-se de acordo com o edital da instituição em questão.

POR QUE PRECISA TER VESTIBULINHO NESTAS ESCOLAS?

Estas seleções por meio de vestibulinho ocorrem devido à alta procura e a quantidade limite de vagas estabelecidas de acordo com cada instituição.

Perante a concorrência, as escolas abrem o vestibulinho todos os anos para que novos alunos ingressem e dependendo da demanda, é aberto duas vezes ao ano.

QUEM PODE PRESTAR UM VESTIBULINHO?

Para ingressar no ensino médio e/ou técnico da escola escolhida por meio de vestibulinho, somente será possível aos interessados que estão a partir final do 9º ano do ensino fundamental, no ensino médio ou aqueles que já concluíram a escolaridade básica.

Além desta condição cada colégio dispõe de outros requisitos específicos, como por exemplo, não ter sido reprovado em nenhum ano do ensino fundamental, entre outras exigências.

VESTIBULINHO POR PROVA

Caso a instituição tenha seu vestibulinho por prova, significa que o candidato passará por um ou mais testes, a depender das regras, composto por questões selecionadas daquele processo seletivo.

Cada escola tem sua prova de seleção com características próprias como: quantidade de matérias cobradas, número de questões, grau de dificuldade, se o conteúdo será referente ao ensino fundamental ou médio, se haverá redação e se ocorrerão outras fases avaliativas, como aptidão física e testes psicológicos.

Todas estas informações encontram-se no edital oficial, que geralmente estará disponível no site da instituição que aplicará o vestibulinho, e os primeiros candidatos que alcançarem uma quantidade de acertos acima da média, comparada a outros candidatos, serão contemplados com uma vaga do ano sequente da escolaridade e/ou do curso escolhido.

COMO PARTICIPAR?

Na hipótese de o candidato optar por tentar uma vaga numa instituição que aplique vestibulinho por prova, ele deve realizar sua inscrição no período de inscrições abertas, estar dentro dos critérios de seleção definidos pela própria instituição, comparecer no dia e horário corretos, fazer a prova e atingir uma nota ou pontuação que classifique-o dentro das vagas estabelecidas.

Caso haja outras fases, o procedimento será dado continuidade, ele passará por todos os testes propostos e deverá alcançar pontuações que o coloque em uma posição favorável para a vaga de seu interesse.

INSTITUIÇÕES QUE APLICAM O VESTIBULINHO COMO PROCESSO SELETIVO:

Dentre diversas escolas e colégios, temos alguns de extrema qualidade:

  • ETECs (Escolas Técnicas Estaduais)

– Costumam aplicar dois vestibulinhos por ano;

Fotos de alunos realizando atividades nos cursos técnicos da ETEC - Vestibulinho ETEC
Fonte: Facebook Centro Paula Souza
  • IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo)

 – Costumam aplicar dois vestibulinhos por ano;

Fotos de alunos realizando atividades nos cursos técnicos da IFSP - Vestibulinho IFSP


Fonte: https://querobolsa.com.br/ifsp-instituto-federal-de-educacao-ciencia-e-tecnologia-de-sao-pau
  • SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial)

– Possuem maior frequência, aplicando quatro vestibulinhos por ano.

Fotos de laboratórios e estrutura da escola Senai - Vestibulinho Senai
Fonte: Portal SENAI
  • Colégio Termomecânica – (CEFSA – Centro Educacional da Fundação Salvador Arena)

– A quantidade de vestibulinho aplicado, varia de ano para ano.

Fotos da estrutura do Colégio Termomecânica localizado em São Bernardo do Campo - Vestibulinho Termomecânica
Fonte: Site CEFSA (Centro Educacional da Fundação Salvador Arena)

Prepare-se para os VESTIBULINHOS com os nossos cursos preparatórios e estude em um destes colégios GRATUITOS e de QUALIDADE!

Compartilhe Nas Redes Sociais

Últimas Publicações

Inscreva-se em nossa newsletter para receber novidades do Cintter!

VEJA TAMBÉM