Técnico de Mecatrônica e suas possíveis áreas de atuação

O Técnico de Mecatrônica é o profissional responsável por desenvolver projetos de equipamentos, máquinas e dispositivos de automação, além de sistemas robotizados. Mas, o que exatamente o Técnico de Mecatrônica faz e quais são suas possíveis atuações no mercado de trabalho? 

O papel do profissional em mecatrônica consiste em integrar processos mecânicos e eletrônicos por meio da computação. Para isso, o profissional de mecatrônica precisa combinar conhecimentos e técnicas das áreas de elétrica, mecânica e informática.

O profissional também é responsável pela medição e manutenção desses equipamentos. Ou seja, o Técnico em Mecatrônica é essencial para instalar e garantir o bom funcionamento de máquinas automatizadas.

A área de Mecatrônica 

A área da Mecatrônica é uma das áreas mais novas da engenharia, mas já se revela uma das nove profissões do futuro. Isso porque, de acordo com uma pesquisa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjam), o técnico em mecatrônica está entre as nove qualificações mais procuradas pelas indústrias de todo o Brasil.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o Técnico de Mecatrônica é vasto, podendo atuar em diversos segmentos. Dentre eles: montadoras de automóveis, laboratórios de controle de qualidade, indústrias alimentícias, farmacêutica, de bens de consumo, têxteis, naval, empresas de mineração ou petroquímicas ou qualquer indústria que utilize máquinas controladas por programação. 

Quanto ganha um Técnico em Mecatrônica 

De acordo com o “Guia de Profissões e Salários” da Catho, em São Paulo, por exemplo, a média salarial para o Técnico em Mecatrônica é R$2.059,78*. Mas, os valores variam de acordo com o segmento e o porte da empresa em que o profissional de logística está atuando.

*Pesquisa realizada em Novembro/2020

O que é necessário para se tornar um Técnico em Mecatrônica

Para ser um Técnico em Mecatrônica, é preciso ter formação superior ou fazer o curso técnico em Mecatrônica. Além disso, após concluir o curso, é preciso obter o registro no Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) para exercer a profissão. 

Quer investir em sua formação e se tornar um Técnico de Mecatrônica? Prepare-se para os vestibulinhos com o Cintter e aproveite as chances que o mercado de trabalho da área oferece! Acesse nosso site e saiba mais. 

Confira também as principais ETEcs que oferecem o Curso Técnico Mecatrônica

Etec Pref. Alberto Feres
Etec de Lins – Extensão UNILINS
Etec João Baptista de Lima Figueiredo
Etec Pedro Ferreira Alves
Etec José Martimiano da Silva
Etec Júlio de Mesquita
Etec Lauro Gomes
Etec Jorge Street
Etec Paulino Botelho
Etec Getúlio Vargas
Etec Martin Luther King
Etec Prof. Basilides de Godoy
Etec Prof. Horácio Augusto da Silveira
Etec Salles Gomes

Aprenda a montar um cronograma de estudos infalível!

Compartilhe Nas Redes Sociais

Últimas Publicações

Inscreva-se em nossa newsletter para receber novidades do Cintter!

VEJA TAMBÉM