Fracassar é humano.
A desculpa para fracassar é inerente. Ela precisa acontecer para que você entenda que, muitas vezes, a culpa não é de terceiros ou de situações pelo seu fracasso. Foi você mesmo que não obteve o sucesso imaginado. Ou seja, foram suas expectativas que não foram atingidas. E expectativas, normalmente, não são objetivos claros e direções precisas e, até mesmo, são irreais. Sendo assim, onde você fracassou?
Não culpe os outros.
A culpabilização dos que estão à sua volta passa por esse processo. Achar aqueles que lhe foram injustos, “trapaceiros”, que lhe “perseguiram”, não é saudável ou mesmo produtivo. Se houvesse um meio de achar o ponto exato, em que as coisas deram errado, sempre seria culpa de outra pessoa que não sua? Se fosse possível regredir e corrigir, o que você mudaria? Seus caminhos e escolhas, ou as de outras pessoas?
Fracasso, falha é algo natural, e faz parte do processo de aprendizagem. Você não pode ignorar que se o sucesso estabelece a dinâmica entre conquistar ou não algo na vida profissional ou acadêmica; a falha, deve auxiliar na mesma proporção. É aceitar, em suma, sua condição de ser humano. Indivisível e intransferível em essência.
É a mesma lógica do “bom vencedor/mal perdedor”, que, para além do julgamento moral que existe em ser intragável quando ganha e quando perde, não existe concomitantemente um aprendizado sobre aquilo. Aceitar e abraçar a derrota deve servir de repertório emocional para lidar com outras tantas vezes que isso pode se repetir.
Busque ajuda e encare com mais leveza.
Outra função do fracasso é nos fazer entender a necessidade de ajuda. Todos precisam de diálogo, de acompanhamento. De uma troca franca de aprendizado. Isso também é uma ferramenta para o seu sucesso. Se cerque de generosidade e honestidade, e partilhe isso da mesma forma. E quando conversar com alguém, que seja com alguém que de fato se preocupe com você. Famílias, amigos e, principalmente, de profissionais. Converse com uma psicóloga, faça esse acompanhamento. Assim, a falha se torna digerível, e seu cotidiano mais vitorioso.
Fracasso é a sua oportunidade de entender onde você cometeu o erro. É o momento que você deve acarinhar, assim como a dor que ele traz consigo. Uma dor, que se torna uma ferramenta para que as próximas oportunidades sejam mais frutíferas. Falhas são apostilas, livros didáticos, aprenda com elas.