A importância de fazer simulados

Muitos estudantes do ensino fundamental e médio sonham em conquistar uma vaga em uma escola técnica, como ETEC, IFSP ou SENAI. Para isso, é comum enfrentar um processo seletivo concorrido — e estar bem preparado faz toda a diferença.

É nesse contexto que a importância de fazer simulados se destaca. O simulado permite que o aluno se familiarize com o estilo da prova, treine o controle do tempo e desenvolva mais segurança para o dia do vestibulinho.

Ao longo deste conteúdo, você vai entender por que os simulados são aliados essenciais na preparação para escolas técnicas e como eles contribuem para um melhor desempenho na prova.

Confira as vantagens de realizar simulados:

 

1 – Entender como funciona a prova

Fazer o simulado é muito importante, pois o estudante tem a oportunidade de entender como funciona a prova.

Em geral, o simulado tende a imitar o estilo de prova aplicado em instituições como Senai, Etec, entre outros.

Dessa forma, o aluno conseguirá ter contato com os assuntos mais abordados nos últimos exames e entender qual a linguagem aplicada na prova e até mesmo as pegadinhas que podem cair.

 

2 – Aprender a controlar o tempo

Todas as provas têm um tempo determinado para serem feitas, de acordo com o seu tamanho e nível de exigência e isso pode gerar bastante ansiedade para o aluno.

O simulado é uma excelente ferramenta, pois permite que o aluno verifique qual tempo irá gastar para concluir o exame.

Isso também ajudará muito com o nervosismo e a ansiedade que ele pode ter quando a prova real for acontecer.

Outro ponto importante é que, após realizar vários simulados,  o aluno aprenderá a administrar melhor o tempo.

 

3 – Controlar as emoções

Sempre falamos como é importante para o estudante ter um bom desempenho em todas as matérias para que ele consiga realizar a prova. No entanto, existe um elemento que pode atrapalhar e muito o estudante, mesmo que ele esteja preparado: a emoção.

Para o estudante, o simulado também é uma oportunidade para exercitar as suas emoções e aprender a fazer esse controle emocional no momento da prova.

Compreender como a prova funciona, conhecer o seu tempo de duração e perceber o seu desempenho trará mais segurança ao aluno e fará com que sua atuação não seja afetada pelas emoções.  

 

4 – Metodologia de estudo

O simulado dá para o aluno a possibilidade de entender como as disciplinas estão sendo aplicadas na prova, dessa forma ele consegue adaptar a sua metodologia de estudo.

Outro fator importante é que o candidato ao vestibulinho tem a chance de saber previamente aquelas disciplinas que ele precisa melhorar. Isso garantirá um melhor desempenho quando for realizar a prova de verdade.

Agora você entendeu porque fazer simulado faz toda diferença!

Sempre que puder, aproveite a oportunidade de usar o simulado como aliado da sua aprendizagem e para exercitar as suas emoções e medir o seu desempenho. 

 

👉 Quer se preparar do jeito certo para o vestibulinho e escolas técnicas?
Conheça como funciona a preparação do Cursinho Cintter e entenda qual é o melhor caminho para o seu perfil.

Compartilhe com seus amigos

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

Fracasso: o que você faz quando isso acontece?

A desculpa para fracassar é inerente. Ela precisa acontecer para que você entenda que, muitas vezes, a culpa não é...

O que faz o Técnico em Nutrição e Dietética?

O técnico em nutrição e dietética é o profissional focado nos cuidados nutricionais de pacientes, coordena e supervisiona o preparo...

7 de Setembro: Os mitos e verdades sobre a Independência do Brasil

Possuímos algumas problemáticas no brasil. Em suma, não sabemos como atribuir os motivos e questões ao fato em si. Mas...