Férias acabando?
Nós sabemos que com o fim das férias vem aquele sentimento de “quero mais”; “não acaba não”; “pelo amor de Deus me dá mais uns dias”. Pois se acalmem! Podemos deixar esse finzinho de recesso e início de volta às aulas, mesmo dentro de casa, um pouco mais divertido e ainda te deixar muuuito mais preparado para os conteúdos que estão por vir!
Pensando com muito carinho e pra que vocês tenham um volta às aulas super relaxados, fizemos uma listinha de 6 filmes maravilhosos, divertidos e informativos para que possam voltar com muito assunto pra “trocar ideia” e poder participar ainda mais de projetos do colégio!
1. O Jogo da Imitação. (2014, Drama/Guerra).
Em 1939, no início da 2ª Guerra Mundial quando as batalhas eram constantemente vencidas pelo eixo nazista, Alan Turing (Benedict Cumberbatch) é convocado pelo famoso MI6 para desvendar os códigos nazistas, incluindo a “Enigma”. O filme narra o matemático enfrentando o preconceito dos seus colegas e as incertezas dos seus supervisores em sua capacidade. O enredo mostra a importância das ciências exatas para garantir a vitória das tropas aliadas, além de propor um debate sobre o quanto a discriminação foi fatal na Grã Bretanha.
2. O Mestre dos Mares. (2003, Aventura).
O Capitão Jack Aubrey (Russell Crowe) é convocado pela coroa britânica a perseguir e destruir uma embarcação francesa que está em direção à América do Sul. A película se passa em 1905, quando a Inglaterra estava em guerra contra Napoleão. Além de abordar a fantástica frota náutica inglesa, o filme também faz uma alusão aos estudos naturalistas e biológicos que muitos cientistas estavam se dedicando no século XIX na representação Dr. Stephen Maturin (Paul Bettany).
3. Sherlock Holmes. (2009, Ação).
Aqui nós trazemos um blockbuster repleto de ação e filmagens eletrizantes para justificar que dá sim pra trazer conteúdo histórico em filmes assim! Aqui, Robert Downey (sim o Homem de Ferro) dá vida ao famoso detetive do título, enquanto seu amigo Dr. Watson é vivido por Jude Law. Os companheiros são forçados a desvendar uma série de incidentes e assassinatos que parecem estar ligados a uma figura que desafia a ciência utilizando magia negra, Lord Blackwood (Mark Strong). Além da diversão garantida, dá pra ver a ambientação da Londres Vitoriana, assim como as engenhosidades mecânicas que a Revolução Industrial estava deixando de legado.
PS. O segundo filme, Sherlock Holmes – O Jogo das Sombras (2011), pode ser muito interessante pra quem quer entender melhor o clima hostil que existia na Europa antes da 1ª Guerra Mundial.
4. Em Busca de Corais. (2017, Documentário).
Um grupo de cientistas e fotógrafos da vida marinha, literalmente fazem um mergulho em busca dos maiores recifes de corais do mundo, incluindo a Grande Barreira de Corais Australiana. A busca não está em encontrar os corais, mas na ideia de alertar para protegê-los. O filme expõe o desaparecimento paulatino de recifes que estão embranquecendo e morrendo por conta do aumento da temperatura dos oceanos.
Tanto nas aulas de biologia quanto de geografia, vocês estudaram e/ou vão estudar meio ambiente e tipos de poluição. Nesse documentário vocês ganharão bagagem para serem bem participavas (os) nessas aulas.
5. Oceanos de Plástico. (2016, Documentário).
Os nossos oceanos estão repletos de plásticos. Não somente as praias e baías mais movimentadas do planeta, mas os oceanos e mares também. O que esse documentarista e sua equipe querem é mostrar que mais uma vez estamos sendo responsáveis diretos pela destruição de todo um ecossistema e criaturas maravilhosas que vivem nele.
6. A Vida Secreta de Walter Mitty. (2013, Comédia/Aventura).
Walter Mitty (Ben Stiller) trabalha para uma revista num trabalho monótono, que reflete em uma vida social tão tediosa quanto. Como escape, Mitty tem devaneios aventurescos que o fazem se distrair facilmente. Quando percebe a chance de se aventurar verdadeiramente, ele tem que decidir se está pronto para sair da zona de conforto.
Pode não ser um filme óbvio para a volta às aulas, mas além do conhecimento geográfico ele também pode te inspirar a buscar suas próprias aventuras e viagens.
Vou até assistir de novo alguns, hein? Bora?
Esses filmes são, em alguns casos óbvios, muito instrutivos sobre períodos históricos, personalidades, métodos de estudo e conhecimento. E, em outros casos, as histórias são mais divertidas e relaxantes, com um toque somente de informações relevantes. Afinal de contas, todos precisamos voltar relaxados às aulas!
Aproveita e clica aqui para ver outros conteúdos do nosso blog!
Até a próxima!!
Texto: Caio Terciotti